top of page

Por que Estudar Música?

A resposta parece bem óbvia, mas o objetivo deste título é chamar a atenção para o quanto estamos estudando. O aprimoramento do conhecimento musical não contempla apenas os instrumentistas, mas também cantores, técnicos e não músicos. Sim, técnicos e não músicos também precisam estudar música, pois integram uma sociedade e as músicas executadas fazem parte de um contexto social.


Vivemos na era da informação e com o advento da tecnologia, onde tudo é muito urgente, realizamos mil tarefas durante o dia e pouco sobra para nosso desenvolvimento musical, senão quase nada.


Estudar música vai além de saber tocar ou cantar, mas de identificar, qualificar, categorizar, filtrar, entender e até desenvolver novos atributos à esta criação divina de Deus. Isso permite que sejamos mais seletivos quanto ao que escutamos e selecionamos músicas para ouvir, pois a melhor música não é aquela que possui a técnica mais avançada ou aquela que as mídias estão apresentando, mas aquela que alcança o objetivo, aquela que na sua construção e essência conseguiu transmitir a palavra ou criou uma experiência sensorial.


Etapas para iniciar

A história da música e a criação dos instrumentos, desde os primórdios da humanidade dizem muito sobre nossa atual sociedade. Esse estudo pode ser associado aos textos bíblicos onde o assunto é abordado. Por meio da história, será possível identificar épocas, povos e contextualizar a vida humana em cada período. Existe muito material na internet com vídeos que mostram as cores do som, dos instrumentos, das formações musicais, repertório, vida e obra dos compositores, tanto nas propriedades da música ocidental, da música oriental, quanto das suas características e propósitos.


Com esta imersão seremos mais responsáveis quanto ao que escutamos, tocamos ou cantamos. Seremos capazes de compreender o poder de Deus por meio da música, pois ela é uma excelente ferramenta, um canal de comunicação do sobrenatural, onde nós humanos, somos os receptores, transmissores, somos mensageiros. Por ela nos alegramos, por ela dançamos, louvamos, pulamos e somos tratados de nossos sentimentos.


Se você não toca um instrumento ou não canta, estude música. Se você toca um instrumento ou canta, estude dobrado.




O escritor é um colaborador. As mensagens em nosso blog possuem caráter elucidativo e construtivo com base no pensamento cristão.

29 visualizações1 comentário

1 Comment


Guest
Feb 06, 2023

Talvez uma música cristã seja a única oportunidade de muitos terem contato com a palavra de Deus, e o evangelho puro e simples é o ideal pois realmente é uma excelente forma de memorização, a igreja local tem grande responsabilidade em conduzir essa atividade e salvo exceções escolher as Cristocentricas. A equipe deve ter comunhão além de estudar, suportar os mais fracos mas entender que a busca por conhecimento é uma forma de honrar a Deus com o dom recebido.

Like
bottom of page